Você tem dúvida sobre a validade do leite materno? Se sua meta é criar um estoque para garantir a melhor alimentação para o seu bebê diante de algum imprevisto ou quando você precisar retornar ao trabalho, este artigo vai te ajudar.
Nos próximos tópicos vamos explicar as diferenças entre as recomendações do protocolo americano e do brasileiro quanto ao armazenamento do leite materno.
Se você não sabe qual deles seguir, basta continuar a leitura e tirar suas dúvidas.
Leite materno: validade segundo dois protocolos diferentes
As propriedades e características do leite materno extraído para ser ofertado fora do peito ao bebê são as mesmas independente do país onde a mãe se encontra, certo?
Então, por que existem protocolos diversos, como o brasileiro e o americano, com recomendações tão discrepantes?
Segundo o protocolo brasileiro, o leite materno pode ser armazenado por até 12 horas na geladeira e por até 15 dias no congelador.
Por outro lado, o protocolo americano afirma que o leite materno pode ser mantido por até quatro dias na geladeira e por até seis meses no freezer, ou até um ano no freezer horizontal.
Sendo o leite o mesmo, você deve estar pensando que essa notável diferença de recomendações não faz sentido.
Muitas mães brasileiras se sentem inclusive inseguras diante da possibilidade de seguir o protocolo americano, afinal, um ano pode parecer muito tempo para armazenar um alimento perecível sem nenhum conservante.
No entanto, a chave para compreender a grande discrepância entre os dois protocolos não está nas propriedades do leite.
Na verdade, o protocolo brasileiro é mais generalista e não considera os tipos e temperaturas a que os refrigeradores chegam.
A validade de até 15 dias é considerada, no Brasil, um parâmetro independentemente da temperatura do congelamento.
Ou seja, o Ministério da Saúde faz a recomendação considerando que todas as mães usam o mais simples dos refrigeradores: aquele de uma porta só em que o congelador divide espaço com o restante da geladeira.
Esse tipo de congelador não alcança temperaturas muito baixas como, por exemplo, as de um freezer horizontal completamente separado da geladeira.
Já o protocolo americano tem recomendações diversas quanto à validades do leite materno para geladeiras de uma porta só, de duas portas e os freezers horizontais.
Portanto, os dois protocolos estão corretos, pois o que determina o período em que o leite materno pode ser conservado é a temperatura à qual ele chega quando é congelado.
O importante, independentemente do protocolo que você decidir seguir, é ser detalhista quanto às recomendações.
Se o protocolo americano diz que você pode armazenar leite materno por até um ano, não significa que isso pode ser feito em uma geladeira de uma porta só.
Para que você siga corretamente as orientações do protocolo escolhido, vamos explicar como funciona cada um dos dois nos tópicos a seguir.
O que diz o protocolo brasileiro sobre a validade do leite materno?
Segundo o protocolo brasileiro, a validade do leite é de até 15 dias no congelador ou freezer se ele for assim mantido e se for armazenado em recipientes adequados e extraído com todos os cuidados necessários no que diz respeito à higiene.
Isso significa que você deve utilizar frascos de vidro com tampas rosqueáveis de plástico ou saquinhos de plástico com vedação especialmente desenvolvidos para este fim.
É importante que os frascos sejam lavados com água e sabão e, em seguida, fervidos por 15 minutos ou esterilizados.
Utilize frascos pequenos e procure congelar porções de 100 a 150 ml, pois depois de descongelado, o leite não pode ser congelado novamente.
Isso significa que se você utilizar um frasco muito grande pode acabar desperdiçando esse alimento tão precioso. E essa regra também vale para o protocolo americano.
Se o frasco não ficar totalmente cheio com apenas uma ordenha, você pode congelar e complementá-lo na próxima ordenha. No entanto, a data de validade do frasco deve ser calculada com base na primeira ordenha.
No caso de conservação do leite na geladeira, sem o congelamento, a validade é de apenas 12 horas.
Caso o seu objetivo seja o congelamento, o leite deve ser levado para o congelador ou freezer logo após a ordenha.
Como vimos, o protocolo brasileiro não estabelece uma relação entre o tempo de validade do leite materno e o tipo de congelador em que ele é mantido.
Se você tiver a intenção de fazer doações para um banco de leite, deverá utilizar o prazo de validade 15 dias.
O que diz o protocolo americano sobre a validade do leite materno?
De acordo com o protocolo americano, a validade do leite materno pode chegar a até um ano, sem prejuízo das principais propriedades do leite.
É importante destacar dois aspectos extremamente relevantes para esse armazenamento prolongado: o primeiro deles, como vimos, é que o protocolo americano considera o tipo de freezer ou congelador para determinar o tempo de validade do leite.
Isso significa que, ao aderir a este protocolo, você deve ficar atenta ao tipo de refrigerador que você tem disponível, pois nem sempre o seu estoque de leite poderá ser usado um ano depois da extração.
O segundo aspecto diz respeito à ideia de que, com o tempo, algumas propriedades benéficas do leite materno são perdidas.
Esta informação está correta. A melhor forma de aproveitar todos os benefícios do leite materno é mantendo o bebê no peito.
No momento da amamentação, o leite dispõe de todas as propriedades nutricionais e relacionadas à imunidade em seu máximo potencial.
Entretanto, é claro que haverá momentos em que você não conseguirá amamentar. Você pode ter que retornar ao trabalho, ter algum problema de saúde ou outros imprevistos e é por isso que toda mãe precisa de um estoque de leite materno.
Mesmo congelado por um período considerado longo, o leite materno ainda é o melhor alimento possível para o seu bebê, sendo infinitamente mais completo que a fórmula infantil.
Então, mesmo perdendo algumas propriedades após o congelamento, o leite materno continua sendo um alimento precioso e, desde que você siga à risca as recomendações do protocolo escolhido, ele continuará sendo a melhor opção para alimentar o seu bebê.
Dito isto, vamos à relação estabelecida pelo protocolo americano entre o tipo de congelador, a temperatura alcançada e o tempo que o leite materno pode ser armazenado:
- Geladeiras de uma porta só, em que o congelador divide espaço com o refrigerador: -15º; até 15 dias;
- Geladeiras com freezer separado: -18º; até seis meses;
- Freezer horizontal: -20º; até um ano.
Quando utilizar cada protocolo?
Você não precisa viver nos Estados Unidos para seguir o protocolo americano. O leite não sabe em que país ele está, então pode ser conservado de acordo com o protocolo que você considerar mais conveniente.
Muitas mães brasileiras encontram dificuldades ao tentar criar seu estoque de leite materno justamente pela validade de apenas 15 dias.
Pode ser que você precise estabelecer uma rotina de ordenha com bastante antecedência para que seu bebê tenha a melhor alimentação garantida quando você retornar ao trabalho. Muitas vezes, 15 dias de antecedência não é suficiente.
Então, o que fazer? Nesse caso, o protocolo americano é uma boa opção. Se você tem um refrigerador de duas portas, por exemplo, o leite pode ser armazenado por até seis meses de forma segura.
Mas, se você tem a intenção de fazer doações para um banco de leite materno, é importante lembrar que os bancos brasileiros utilizam o protocolo brasileiro e não aceitam leites com mais de 15 dias extraídos.
Esta é a única exceção à qual você deve ficar atenta ao adotar o protocolo americano. Quanto à alimentação do seu bebê, basta seguir à risca as recomendações e criar o seu estoque.
Quer aprender todos os detalhes sobre a criação de um estoque de leite materno com base no protocolo americano? Eu te ensino o passo a passo no e-book “Guia Prático para estocar leite materno”.
Nele você vai aprender como fazer a sua rotina de ordenha, como criar um enxoval para a extração do leite, como fazer as extrações corretamente, como congelar e descongelar o leite materno e como ofertá-lo ao bebê.
Assim você vai se sentir segura quanto à validade do leite materno e vai garantir a melhor alimentação para o seu bebê, mesmo na sua ausência.