Você sente dor ao amamentar? Ela pode estar sendo causada por um ducto entupido e este é um problema que na maioria das vezes pode ser resolvido sem intervenção médica.
O importante é identificá-lo e tratá-lo imediatamente para evitar que ele evolua para uma mastite, que pode causar dores ainda piores.
Nos próximos tópicos, vamos explicar o que é ducto entupido e o que você pode fazer ainda hoje para se livrar dele o quanto antes.
O que é ducto entupido? Aprenda a identificá-lo
Normalmente, o ducto entupido é identificado quando surge uma bolinha ou caroço dolorido no seio ou então no próprio mamilo, causando bastante dor, especialmente no momento da amamentação.
Mas para entender melhor o que é um ducto entupido e como se livrar dele, vamos primeiro explicar o que é um ducto mamário.
O leite materno é produzido nas glândulas mamárias e levado até o mamilo pelos diversos ductos presentes no seio.
Ou seja, os ductos são os “caninhos” ou “canudinhos” por onde o leite passa até que chegue à boca do seu bebê.
Assim, um ducto entupido é um “caninho congestionado” e o entupimento é causado pela própria gordura do leite.
Como as glândulas mamárias continuam produzindo leite materno quando o ducto entope, a dificuldade que o leite enfrenta para passar por esse local de “congestionamento” causa a dor e o desconforto na hora da amamentação.
Isso porque o momento de amamentar, quando o bebê está sugando o leite, corresponde à liberação do leite pelas glândulas mamárias, e esse leite não consegue percorrer o seu caminho normal até o mamilo.
Mas por que tantas mães se deparam com o ducto entupido? Na verdade, a grande causa desse problema é a permanência do leite por muito tempo no seio.
Isso pode acontecer, por exemplo, por conta de uma pega incorreta do bebê durante a amamentação, do uso da chupeta, do espaçamento entre as mamadas ou ordenhas e do desmame noturno.
Você também pode ter que lidar com um ducto entupido ocasionado por pressão, quando você dorme de bruços ou usa um sutiã muito apertado ou com um aro que pode comprimir os ductos.
Mas em muitos casos, o ducto entupido também pode ocorrer sem uma associação a possíveis causas.
É muito importante solucionar o problema assim que ele for detectado, pois o ducto entupido, quando não é devidamente tratado, pode evoluir para uma mastite, gerando febre na mãe e precisando ser tratado com antibióticos.
Se esse é o seu caso, leia: “A temível Mastite: como evitar e tratar sem desmame”
Como se livrar do ducto entupido?
Existem três ações que você deve colocar em prática assim que detectar o ducto entupido em seu seio: compressas quentes, massagens e extração frequente.
Vamos falar sobre cada uma delas em seguida.
Compressas quentes
Pode ser que você tenha se assustado ao saber que a compressa quente pode ajudar a resolver o problema do ducto entupido, já que ela estimula ainda mais a produção de leite.
Se vai haver mais leite tentando passar pelo ducto para chegar ao mamilo, isso não pode piorar a situação?
Na verdade não, mas o segredo para obter um bom resultado usando as compressas quentes é aplicá-las alguns minutos antes da amamentação ou extração.
Como o bebê vai mamar em seguida, ele cuidará da retirada do leite cuja produção foi estimulada pela compressa quente. O mesmo ocorre com as ordenhas.
A compressa quente dilata os ductos e vasos sanguíneos e isso pode significar “mais espaço” para que o leite consiga seguir o seu caminho até o mamilo.
Além disso, ela também ajuda a dissolver as células de gordura, facilitando a saída do leite. Podemos fazer uma analogia com a limpeza de utensílios de cozinha engordurados: a gordura é eliminada muito mais facilmente com a ajuda da água quente.
Mas no caso do seu seio é importante não exagerar na temperatura. O pano ou tecido que você vai utilizar não deve ser mergulhado em água fervendo. Isso pode causar queimaduras e atrapalhar ainda mais a amamentação.
Mantenha sempre uma temperatura que você consiga suportar, pois a aplicação da compressa não pode causar ainda mais desconforto.
Outra opção que segue o mesmo princípio são os banhos quentes também antes da amamentação ou da ordenha.
Você também pode usar um coletor de silicone para deixar o seu seio de molho em água morna por um período de cinco a dez minutos.
Esse procedimento funciona bem quando se dissolve uma colher de sopa de sal amargo (encontrado em farmácias) na água morna.
Muitas vezes é possível ver o ducto sendo desobstruído. Se isso não acontecer, amamente seu bebê logo em seguida, pois as chances de desentupimento do ducto serão bem maiores.
Nos intervalos entre as mamadas do seu bebê, você pode recorrer às compressas frias, que ajudam a aliviar a inflamação e o desconforto.
Basta molhar ou umedecer um pano em água fria ou gelada e aplicar a compressa sobre o seio. Você não precisa utilizar gelo. Lembre-se de que ele também pode causar queimaduras.
A compressa fria comprime os ductos e vasos sanguíneos, alivia a dor e atua como um anti-inflamatório, além de bloquear a produção de leite.
Por isso é importante não utilizá-la antes das mamadas, pois isso pode dificultar o processo de sucção pelo bebê. O melhor é aplicar compressas frias após a amamentação.
Massagens
As massagens também são um ótimo recurso para ajudar na desobstrução do ducto entupido.
Durante a própria amamentação você pode fazer uma massagem utilizando dois dedos para associar uma leve pressão ao estímulo promovido pelo bebê no sentido de dissolver os nódulos.
Isso pode funcionar muito bem, principalmente se você tiver aplicado a compressa quente alguns minutos antes.
Você também pode fazer movimentos circulares com as mãos na área ao redor do mamilo ou da parte do seio onde o ducto entupido estiver presente.
É como se você tivesse que empurrar ou espalhar a gordura que está obstruindo o ducto para facilitar a passagem do leite. Ou seja, a massagem deve ocorrer sempre em direção ao mamilo.
Outra possibilidade que pode ser uma grande ajuda são os massageadores portáteis, pois a vibração ajuda a dissolver a gordura do leite materno concentrada no ducto.
Essa vibração funciona como a ação de esfregar um utensílio engordurado para retirar a gordura de sua superfície.
Se você não tem um massageador, até mesmo uma escova de dentes elétrica pode ajudar nesse processo, mesmo que a massagem não possa ser feita no momento da amamentação.
Lembre-se de que a massagem deve ser suave, e se você sentir qualquer desconforto significativo é melhor interrompê-la.
Extração frequente
Uma coisa é certa: o ducto só poderá desentupir se o leite sair do seu seio. Então, evitar amamentar ou fazer as ordenhas por conta da dor só irá piorá-la.
Ao detectar o ducto entupido, tente amamentar ou ordenhar com uma frequência ainda maior e busque esvaziar o seio completamente a cada mamada.
A melhor forma de lidar com o ducto entupido é manter o bebê no seio. Diante da impossibilidade de manter as mamadas frequentes, recorra à bomba tira-leite ou à extração manual.
Você também pode usar a gravidade a seu favor, amamentando ou fazendo uma extração sobre quatro apoios, posicionando-se como um jogador de futebol americano.
Para isso, apoie o bebê na cama ou sofá, utilizando uma almofada para que ele se mantenha com a coluna elevada.
Em seguida, você deve se posicionar sobre quatro apoios e direcionar o seio até a boca do bebê.
Conclusão
Ao colocar essas três ações em prática, o esperado é que você consiga desobstruir o ducto entupido rapidamente.
Mas caso isso não aconteça, procure um médico para te ajudar com o tratamento, pois os riscos de o ducto entupido evoluir para uma mastite são grandes.
Mesmo que você já tenha tentado de tudo, resista à vontade de furar com uma agulha o caroço ou pontinho de gordura em seu seio.
Mesmo que o ducto entupido possa se parecer com uma espinha, as complicações de “estourá-lo” são muito mais sérias do que as relacionadas à acne.
Existem grandes chances de infecção dessa lesão e você pode, inclusive, ocasionar uma mastite ao tentar evitá-la.
Muitas bactérias podem chegar ao seu seio através desse furo e isso pode comprometer seriamente a sua amamentação.
Se nenhum outro recurso funcionar e você realmente precisar estourar de forma manual o nódulo de gordura, procure a ajuda profissional de um médico que esteja apto a fazer esse procedimento.
Não adie o tratamento do ducto entupido, pois a mastite pode ser muito mais dolorosa e complicada.