https://bebesemformula.com.br/

20% OFF EM TODOS OS PRODUTOS DO SITE

USE O CUPOM “BLACK20”

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Escolhendo a melhor bomba para extração de leite materno

Se você acaba de se tornar mãe, deve estar ciente da recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Unicef quanto ao oferecimento de leite materno ao seu bebê: ele deve ser oferecido exclusivamente até o sexto mês e como complemento à alimentação até os dois anos ou mais. 

Para seguir essa indicação, é muito provável que você precise utilizar em algum momento uma bomba tira-leite.

Ela pode ser necessária tanto para mães que precisam aumentar a produção de leite quanto para as que o produzem em excesso e precisam aliviar o seio e evitar problemas como a mastite.

A bomba tira-leite materno é capaz de ajudar em diversas fases do aleitamento materno, como, por exemplo, no momento de retornar ao trabalho. 

É possível fazer um estoque de leite para que o seu bebê possa ser aleitado na creche ou com a babá, sem que seja necessário fazer o uso de fórmula infantil

Logicamente, é importante que a fórmula exista como uma alternativa, uma substituta adequada quando não há leite materno para ser ofertado, mas ela deve ser o seu plano C. 

Cerca de 90% das mulheres têm capacidade de produzir leite suficiente para garantir a alimentação de seus filhos conforme a recomendação da OMS. 

O que você precisa fazer, caso esteja produzindo pouco leite, é não duvidar da capacidade do seu corpo de alimentar seu pequeno e se nutrir de informação para criar uma rotina de ordenha adequada com o auxílio da bomba tira-leite e aumentar sua produção de leite

E, se você já começou a utilizar a fórmula, não se preocupe. É totalmente possível aumentar a sua produção de leite materno e retirar o complemento da fórmula

Se você tem dúvidas relacionadas à bomba tira-leite, continue a leitura, pois nos próximos tópicos falaremos sobre as situações em que ela pode te ajudar, quais são os tipos de bomba e como fazer a sua escolha.

Quando utilizar a bomba tira-leite?

A bomba tira-leite materno é muito associada às situações em que a mãe produz leite em excesso e precisa esvaziar o seio. Ela é realmente um ótimo recurso nesses casos, mas essa não é a única situação em que ela pode ser usada.

Veja a seguir cinco situações em que você poderá precisar de uma bomba tira-leite.

Fazer seu estoque de leite materno

Você sabia que é possível estocar leite materno por até 1 ano de forma totalmente segura?

Nas diferentes fases da amamentação, você passará por momentos de maior ou menor produção de leite e contar com um estoque pode ser muito benéfico. 

Além disso, seja porque você está voltando ao trabalho, seja porque precisa viajar ou ficar por um tempo maior longe do seu bebê, ter um estoque de emergência vai garantir o aleitamento dele em todas as situações.

Como sempre digo por aqui: de gotinha em gotinha a gente enche um potinho.

Realizar ordenhas de alívio

Não são raros os casos em que a produção de leite materno é maior do que a demanda do bebê e a bomba tira-leite pode resolver esse “problema”.

Isso acontece especialmente até o terceiro mês do bebê, tendo o seu ápice entre o terceiro e o quinto dia após o parto (apojadura), quando o corpo ainda não está adaptado à demanda do bebê.

Quando o leite em excesso não é retirado, pode ser desencadeada a mastite, uma inflamação dolorosa e que precisa ser tratada com antibióticos.

Por isso, a ordenha de alívio realizada com o auxílio da bomba tira-leite evita o desconforto de um seio muito cheio, além de possibilitar a criação do seu primeiro estoque.

Fazer uma doação de leite materno

Se você produz mais leite do que o seu bebê mama e já possui o seu estoque, que tal ajudar outras mães que não conseguiram amamentar?

Os bancos de leite humano espalhados pelo país estão sempre à procura de mães generosas que não querem desperdiçar o líquido mais precioso do mundo.

Os bancos de leite são os responsáveis por enviar leite materno para as UTIs neonatais dos hospitais de todas as cidades do país.

Este é um ato de amor que pode salvar muitas vidas, e a bomba tira-leite vai facilitar a extração para que outros bebês sejam aleitados.

Retornar ao trabalho

Uma das maiores preocupações das mães quando acaba a licença-maternidade é o “leite secar”. Muitas acreditam que, para voltar ao trabalho, é necessário desmamar o bebê ou oferecer fórmula infantil na ausência, mas isso não é verdade.

Como já explicamos, é possível ofertar o leite materno do estoque na ausência da mãe.

Para isso, será necessário uma rotina de ordenha com o auxílio de uma bomba tira-leite para evitar a diminuição da produção de leite da mãe. O leite extraído poderá ser usado para repor o estoque e garantir o aleitamento do bebê pelo tempo que a mãe desejar.

Mesmo que você trabalhe em casa, um estoque de emergência pode ser seu grande aliado caso precise se ausentar por um tempo maior.

Isso vai evitar a utilização da fórmula infantil quando você precisar se dedicar a outros compromissos.

Aumentar a produção de leite

Pode parecer assustador não conseguir produzir leite suficiente para o seu bebê, mas o importante é se nutrir de informação e não desistir. 

Considerando que cada gota importa, com a bomba tira-leite você consegue estimular e, consequentemente, aumentar sua produção de leite. Basta saber como criar uma rotina de ordenha adequada para o seu caso.

Os tipos de bomba tira-leite

Existem muitos modelos de bomba tira-leite materno disponíveis no mercado, desde os mais antigos, semelhantes a uma buzina, até os mais modernos com formatos mais anatômicos.

Essas categorias de bomba se dividem em dois principais grupos: o da bomba tira-leite manual e o da bomba tira-leite elétrica. Vamos ver os prós e contras de cada uma delas.

Bomba tira-leite manual

A bomba tira-leite manual corresponde aos modelos mais tradicionais e pode ser encontrada em diversos formatos. 

Suas principais vantagens são a facilidade de utilização e a portabilidade. Você pode utilizá-la em qualquer lugar, sem precisar de uma fonte de eletricidade.

Em contrapartida, a utilização da bomba tira-leite manual depende de certa habilidade e pode tornar a extração um pouco mais demorada, além de causar dores nas mãos em alguns casos.

Bomba tira-leite elétrica

A bomba tira-leite elétrica conta com um motor que pode se conectar ao bocal do frasco ou a um extensor. Sua vantagem é a praticidade.

Ao utilizar a bomba tira-leite elétrica, você garante o ritmo da retirada de leite, tornando o processo mais rápido e eficiente.

Você também pode utilizar a bomba tira-leite elétrica dupla, que tem dois frascos e conectores, possibilitando a retirada de leite das duas mamas ao mesmo tempo. Isso economiza muito tempo!

Outros benefícios da bomba tira-leite elétrica são o controle de vácuo, os ajustes de velocidade e a eficiência. 

Por outro lado, para que ela funcione, é preciso contar com uma fonte de energia elétrica, além de serem mais barulhentas. 

O que considerar na hora de escolher sua bomba tira-leite?

Quando se faz uma comparação da bomba tira-leite manual com a bomba tira-leite elétrica, o mais importante é considerar a sua necessidade específica.

A melhor bomba para uma mulher não necessariamente será tão benéfica para outra, mas existem alguns fatores que você pode levar em consideração para a sua escolha.

Primeiramente, pense na frequência de uso. Se você for usar o instrumento com muita frequência, a bomba tira-leite elétrica pode ser a melhor opção, para não causar dores nas mãos.

Se você está tentando conciliar a maternidade com diversos outros afazeres, a bomba dupla vai te ajudar a poupar tempo. 

Outro fator importantíssimo é o preço da bomba, já que no momento da chegada do bebê já há muitos custos envolvidos.

Você também pode considerar o nível de ruído, já que ele pode incomodar o seu bebê. Nesse caso, as bombas manuais são mais silenciosas. 

Além disso, o tamanho e o peso da bomba tira-leite precisam ser considerados por quem precisa transportá-la, como ocorre com as mães que estão voltando ao trabalho. 

E aí, já sabe qual modelo de bomba tira-leite é o ideal para você?

A escolha da melhor bomba para extração de leite materno é uma decisão individual, que deve se basear nas necessidades e preferências de cada mãe. 

Ao comparar os diferentes tipos de bombas, recursos e acessórios, você pode encontrar uma opção que promova uma experiência de extração de leite confortável e eficiente. 

Além disso, é importante utilizar a técnica adequada de extração e contar com o devido apoio profissional para cumprir com louvor sua jornada de amamentação. 

Se você precisa aumentar sua produção de leite e não sabe como, você está no lugar certo. O curso Como aumentar a produção de leite materno 2.0é disponibilizado online e já ajudou mais de 2.500 famílias a retomarem o aleitamento exclusivo.

Com ele, você cria uma rotina de extração que se adequa à sua realidade e passa a fazer parte da comunidade “Bebê sem Fórmula”, exclusiva para alunas. Dessa forma você tem a certeza de que nunca mais estará sozinha.