Sabe aquele pouquinho de leite que ficou no fundo do copinho após o aleitamento do seu bebê? Não vá descartá-lo! Que tal aproveitá-lo para dar um banho de leite materno no seu pequeno? Essa prática pode te ajudar a resolver diversos problemas dermatológicos.
Se você está lidando, por exemplo, com uma assadura ou picada de inseto, já deve ter percebido o quanto a pele do bebê é sensível e como uma lesão aparentemente pequena pode causar um grande desconforto.
Nesses casos, colocar o leite materno em contato com a pele da criança pode ajudar muito, já que ele tem propriedades antibióticas, antifúngicas e anti-inflamatórias.
Se você não conhecia esta prática, pode ser que, a princípio, a considere um pouco estranha. Mas não se preocupe. O seu bebê não vai ficar com a pele “melada” e nem com cheiro de leite após o banho.
A eficácia do banho de leite é semelhante ao efeito dos corticóides comumente utilizados no tratamento de questões dermatológicas, conforme estudos científicos.
Sendo assim, é hora de entender melhor por que o banho de leite materno pode ser uma ótima ideia.
Nos próximos tópicos, você vai conhecer seus benefícios e aprender como fazê-lo. Continue a leitura e tire suas dúvidas.
Quais são os benefícios do banho de leite materno?
O banho de leite materno é uma prática associada a uma série de benefícios para a pele sensível e delicada do seu bebê.
Em geral, a inclusão do leite materno no banho é uma poderosa aliada em diferentes situações dermatológicas.
Vamos ver algumas delas:
- Eczema e dermatite atópica: o leite materno é rico em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim, nos casos de eczema e dermatites, adicioná-lo ao banho do bebê pode ajudar a acalmar a pele irritada, além de reduzir a coceira e o desconforto;
- Acne Infantil: as propriedades antibacterianas do leite materno podem auxiliar na prevenção e tratamento da acne infantil, já que ele mantém a pele hidratada e tem efeito calmante;
- Assaduras: o leite materno possui propriedades curativas que podem acelerar a recuperação de assaduras. Ao utilizá-lo no banho, você proporciona um alívio suave e natural quando a pele do seu bebê estiver irritada;
- Queimaduras do sol: o leite materno também é conhecido por suas propriedades regeneradoras. Assim, utilizá-lo no banho da criança após a exposição solar pode ajudar a aliviar o desconforto causado pelas queimaduras do sol;
- Coceiras e inflamações na pele: as propriedades anti-inflamatórias e calmantes do leite materno são benéficas para tratar diversos tipos de coceiras e inflamações na pele. Dessa forma, o banho de leite materno pode proporcionar alívio e promover a cicatrização;
- Crosta láctea e dermatite seborreica: o banho de leite materno também ajuda a aliviar os sintomas desses dois problemas, que estão relacionados à oleosidade na pele do bebê. Com suas propriedades calmantes e hidratantes, ele reduz a oleosidade e as lesões;
- Picadas de Insetos: as propriedades anti-inflamatórias do leite materno também são capazes de reduzir a coceira e a inflamação causadas por picadas de insetos.
Ao manter o leite materno congelado destinado ao banho de leite, você passa a contar com um trunfo para lidar com os mais diversos inconvenientes dermatológicos.
Como a pele do bebê em geral é muito sensível, praticamente toda mãe se depara, em algum momento, com uma assadura ou dermatite.
É claro que as orientações do seu médico são importantes e não necessariamente você precisa dispensar outros possíveis tratamentos.
No entanto, o leite materno é uma substância poderosa e nada impede que ele seja associado a outros recursos.
Cada gota importa, e aquele “restinho” de leite que o seu bebê não tomou pode literalmente salvar a pele dele mais tarde.
Qual é a quantidade de leite necessária para um banho de leite materno?
Se ao encontrar este artigo você imaginou o seu bebê imerso em uma banheira com litros de leite materno e ficou imaginando como conseguir todo esse leite, fique calma. Você não vai precisar abrir mão do seu estoque de leite para curar a assadura do seu bebê.
Ao congelar leite que não será utilizado para consumo, você pode utilizar forminhas de gelo. Três ou quatro unidades dessas “pedrinhas de leite congelado” serão suficientes para o banho de leite materno.
Não há uma quantidade ou proporção exata a ser utilizada, mas o leite congelado pode ser adicionado à água quentinha na banheira do seu bebê.
De qual leite estamos falando?
É claro que a principal função do leite materno deve ser sempre a nutrição do seu bebê. Portanto, o estoque de leite destinado às refeições dele não pode ser comprometido.
No entanto, provavelmente você já se deparou com um restinho de leite no fundo do copinho ou mamadeira ou então com um descongelamento acidental de um pote de leite materno do seu estoque que não poderá ser recongelado.
Há ainda os casos em que, após a ordenha, você não consegue congelar o leite imediatamente ou acaba demorando mais que o esperado para transportá-lo até o seu freezer.
É esse leite, que está fora do protocolo de segurança alimentar, que deve ser utilizado no banho de leite materno.
A meta é não desperdiçar esse líquido tão valioso. Cada gota importa e, ao invés de jogar fora os “restinhos” de leite, você pode dar um destino bem melhor a eles.
Mas lembre-se de que não estamos falando de leite estragado ou azedo. Se chegar a esse ponto, infelizmente, você precisará descartá-lo.
Para o banho de leite materno, o leite precisa estar em ótimas condições, com cheiro e gosto perfeitamente normais, mas fora das orientações do protocolo de congelamento e descongelamento.
Ou seja, ainda que ele não sirva mais para alimentar o seu bebê, ele poderá ser muito útil no banho de leite, ajudando com os problemas dermatológicos e evitando o desperdício.
Lembre-se também de armazenar o leite destinado ao banho separadamente do leite que será ofertado ao bebê, de preferência em um recipiente totalmente diferente.
Além disso, é fundamental a sinalização por escrito de que este leite deve ser destinado ao banho e não pode ser oferecido como alimento ao bebê.
Mesmo que normalmente você seja a única pessoa que mexe em seu refrigerador, eventualmente pode acontecer um imprevisto que leve outra pessoa a procurar o leite materno para dar ao bebê.
Então, avise a todos em sua casa sobre essa diferenciação e jamais misture os potes do estoque de leite com os potes do leite destinado ao banho de leite materno.
Como dar um banho de leite materno em seu bebê?
O banho de leite materno pode ser feito ao fim do banho comum que você costuma dar em seu bebê rotineiramente.
Você pode retirar parte da água da banheira, deixando uma quantidade menor, e acrescentar o leite materno.
A água quentinha do banho será suficiente para descongelar os cubinhos de leite materno. Você também pode descongelar o leite materno previamente, deixando-o frio ou à temperatura ambiente.
Mantenha seu bebê na banheira, deixando-o brincar enquanto você vai jogando o leite diluído na água por todo o corpinho dele, especialmente nas partes em que houver alguma lesão dermatológica.
Faça isso por pelo menos cinco minutos. Se o bebê estiver tranquilo e se divertindo, você pode deixá-lo imerso no leite por um tempo maior.
Após o banho de leite materno, não é necessário outro banho com água para a remoção do leite.
Pelo contrário, ao retirar o bebê da banheira, você pode mantê-lo enrolado na toalha por alguns minutos para potencializar ainda mais os efeitos do leite materno sobre a pele.
Depois disso, basta secá-lo normalmente e seguir a rotina normal após o banho. Pronto. Você terá atribuído uma função excelente ao leite considerado impróprio para alimentar o seu bebê.
Ao longo deste artigo, você foi aconselhada a usar, no banho de leite materno do seu bebê, o leite que não está de acordo com as recomendações do protocolo.
Esse protocolo se refere às orientações das entidades de saúde com relação à extração e ao armazenamento do leite materno para criar um estoque.
Se você ainda não sabe como criar um estoque de leite e nem quais são os prazos de validade, precisa acessar o Guia prático para estocar leite materno.
Nele, você vai encontrar todas as orientações sobre congelamento, descongelamento e oferta do leite ao seu bebê, além de entender os prazos de validade para não ter dúvidas sobre quando o leite pode ser destinado ao banho de leite materno.